top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Eminus

O sistema construtivo de Lajes Planas Protendidas como ferramenta de inovação na Construção Civil

Atualizado: 30 de jun. de 2020


Shopping: Lauro de Freitas/BA - 100 mil m² de estrutura em Lajes Planas Protendidas

Ao longo da história, a busca por métodos construtivos mais seguros e ágeis, ocupou boa parte do tempo e da energia de engenheiros e estudiosos do tema. Após anos de experiências e aplicações, a busca pela otimização das estruturas e por maior eficiência nos processos de execução - como não poderia ser diferente - fazem parte do dia a dia de quem vive a Construção Civil.


O avanço das tecnologias, a responsabilidade na utilização dos espaços urbanos e o interesse do mercado na viabilização de novos métodos de construção, disponibilizaram (e disponibilizarão ainda mais) uma variedade extensa de opções construtivas para execução de projetos de engenharia. Neste breve artigo, iremos dissertar um pouco sobre superestruturas e sua execução através do sistema construtivo de Lajes Planas Protendidas, método reconhecido por ir ao encontro de uma visão mais moderna e flexível da construção.


Residencial: Vitória/ES - Superestrutura de concreto protendido

No final dos anos 90, uma caravana de profissionais e empresários brasileiros, liderados à época pela Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, desembarcou nos EUA para conhecer um sistema de execução de superestruturas em concreto armado que fazia sucesso por lá: Lajes Planas Protendidas. Como principais características do sistema destacavam-se uma execução ágil, limpa e segura, além de estruturas mais esbeltas e planas. Em pouco tempo, veríamos por aqui, projetos sendo executados com o mesmo método construtivo, um passo importante para vencer o confronto entre sistemas ultrapassados versus novas tecnologias. Tecnologias essas que passaram a impor novas diretrizes para o setor da construção civil, que por sua vez as ignoravam devido a resistência míope de conviver com um passado construtivo que não está mais presente no mercado e nas cidades do século XXI. Com as novas demandas de modernização do setor, o sistema de Lajes Planas Protendidas ganhou destaque neste novo conceito de engenharia e tornou-se sinônimo de eficiência tanto no ponto de vista econômico-financeiro, como na entrega de estruturas mais leves, secas e modernas. Em cidades cada vez mais populosas e pressionadas por demandas cada vez mais altas na utilização de seus espaços, construções que otimizam o uso responsável dos mesmos, devem ser incentivadas, valorizadas e difundidas.


Dentro deste contexto, o sistema construtivo de Lajes Planas Protendidas corresponde a uma visão moderna da construção e tecnicamente corrobora para otimização das estruturas em concreto armado, potencializando características que resultam em construções mais compactas e enxutas.


No âmbito técnico do sistema, sua principal característica está na compressão do concreto através de forças de tensão aplicadas em cabos de aço não aderentes (cordoalhas engraxadas) inseridos nas estruturas das lajes. Sua utilização apresenta muitos benefícios no resultado final da construção, influenciando diretamente na redução do impacto gerado pelo empreendimento em seu entorno e principalmente na utilização dos espaços urbanos. Como exemplo de minimização destes impactos, destacam-se a redução da altura total da edificação, do peso próprio da estrutura e consequentemente uma otimização da infraestrutura de fundação, além de uma maior velocidade na execução do projeto proporcionada por ciclos de concretagens reduzidos.

Laje Protendida = Flexibilização no layout interno

Através destas vantagens, o método construtivo de Lajes Planas Protendidas vem encontrando uma aplicação cada vez maior nas estruturas devido as necessidades que variam de acordo com o objetivo do empreendimento. Na construção de shoppings e hospitais por exemplo, a capacidade do sistema de vencer vãos livres de grandes dimensões com elementos de altura reduzida, torna-se fundamental, assim como proporcionar uma maior liberdade arquitetônica para projetos com objetivos comerciais e residenciais, eliminando vigas e reduzindo de forma significativa o número de pilares da estrutura, proporcionando maior área útil dos pavimentos (não da edificação) e minimizando as interferências no recebimento das instalações.

Dito isto, ainda neste contexto de modernização e inovação no setor da construção civil, a escolha por métodos construtivos sustentáveis e eficientes passam por estudos individualizados do projeto, levando em consideração suas particularidades e seus objetivos. O sistema construtivo de Lajes Planas Protendidas coloca-se como uma importante opção para construtores que desejam acompanhar todo o processo de implantação de novas tecnologias no setor.


A capacidade de resiliência, a superação de antigos métodos e a busca incessante por inovação, contribuirão para soluções construtivas cada vez mais eficientes, sustentáveis e que acompanhem o avanço tecnológico de outros setores, além do comprometimento com a responsabilidade na utilização dos espaços urbanos.


______________________

Cássio Piassi - Eng.Civil

Coordenador Comercial Nacional | Grupo Eminus

718 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page