top of page
Buscar
  • fernanda6416

O fortalecimento da Protensão no Brasil


Como usualmente falamos, a protensão é um método construtivo mais moderno, que se destaca por oferecer maior produtividade e segurança para as obras, apresentando muitas vantagens:


1- Possibilita uma diminuição e um maior reaproveitamento do escoramento e da forma, tornando a obra mais rápida e mais econômica com relação à estrutura equivalente em

concreto armado;


2- A tecnologia insere uma força contrária ao peso próprio da estrutura, sendo possível construir com maiores balanços e vãos entre pilares. O resultado é a possibilidade de personalização dos ambientes e um layout arquitetônico multifuncional para o cliente final;


3- A estrutura em concreto protendido garante maior controle tecnológico. Pode-se chamá-la de ‘estrutura testada’ uma vez que, quando aplicada uma tensão no concreto, é possível antecipar algumas patologias e eventuais problemas na estrutura que poderão ser corrigidos durante a execução.

Com o intuito de alavancar o setor no Brasil, em outubro de 2020, foi criada a ABP – Associação Brasileira de Protensão, congregando importantes empresas do segmento, incluindo a Posteng. Sua atuação se dá através dos Comitês Técnico e de Comunicação, e a Governança se dá através do Conselho Deliberativo, presidido por um representante de uma das empresas associadas.


O potencial da protensão no Brasil é muito alto. A penetração desta tecnologia nos Estados Unidos, por exemplo, chega a 90% em algumas regiões, e no Brasil a ABP estima que esteja em torno de 4%. Há um maior interesse e investimento em tecnologias inovadoras e seguras na Construção Civil, e a protensão oferece esta característica.


Segundo Ernani Simas Alves Neto, Presidente do Conselho Deliberativo da ABP, “a Associação foi fundada com o objetivo de qualificar a mão de obra e os produtos utilizados na protensão, elaborar padrões técnicos de execução conforme normas brasileiras, além de difundir o sistema protendido e suas vantagens, para que mais empresas possam usufruir dos seus benefícios e com isso, possam atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente”.

Fabricio Fiorini, diretor comercial do Grupo Eminus, considera “importante que as empresas do setor sejam afiliadas à ABP e que sigam as normas e condutas regidas pela entidade. Assim, todos ganham, os trabalhadores, as empresas e o cliente final”.

178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page