top of page
Buscar
  • fernanda6416

Laje Plana Protendida e seus atributos técnicos nos âmbitos estrutural, construtivo e econômico

Atualizado: 27 de ago. de 2020


Obra em andamento

Breve Histórico


Desde o final da década de 50 o sistema de laje plana protendida vem sendo executado nos Estados Unidos (EUA) e os milhões de metros quadrados construídos, atestaram o excelente desempenho desta tecnologia e de seus métodos de cálculo e detalhamento.


Conforme dito no artigo anterior, esta tecnologia desembarcou no Brasil na década de 90, quando a Belgo Mineira iniciou a fabricação de cordoalhas engraxadas e plastificadas seguindo as especificações do PTI – Post Tensioning Institute (EUA). A partir daí, a implementação do sistema de Laje Plana Protendida vem possibilitando a construção de empreendimentos cada vez mais leves, enxutos e seguros.


Neste artigo iremos focar principalmente nas questões de âmbito técnico do sistema e tentar clarear um pouco mais a funcionalidade desta tecnologia e quais são suas principais características e vantagens nos diferentes âmbitos estrutural, construtivo e econômico.


Vantagens da Laje Plana Protendida


Do ponto de vista Estrutural

Do ponto de vista estrutural, o sistema de laje plana protendida confere às superestruturas leveza e segurança, além de uma redução da quantidade de vigas e pilares que consequentemente otimizam as estruturas de fundação. A esbeltez das estruturas protendidas permitem vencer grandes vãos utilizando pequenas espessuras de laje, além de reduzir de forma significativa as fissuras e flechas, resultado do balanceamento de grande parte das cargas permanentes pela ação da protensão.


Outro ponto importante é a utilização de materiais de alta resistência, como concretos com FcK maior ou igual a 30Mpa e a utilização de cordoalhas engraxadas CP 190, que contribuem para uma maior resistência de toda a estrutura.


Especificamente no âmbito das cordoalhas, a utilização de ancoragens individuais (uma para cada cordoalha), minimiza as tensões aplicadas na protensão, tendo como consequência a redução das armaduras de fretagem nos panos de laje. A protensão dos cabos é um verdadeiro teste para o sistema, pois é o momento em que a cordoalha é submetida a uma tensão máxima de tração, normalmente 70% de sua tensão de ruptura. Na região das ancoragens a força de compressão do concreto também é máxima, tendo o mesmo alcançado, naquele momento, em torno de 67% de sua resistência última. Essas características conferem uma eficiência estrutural importante, visando melhores índices e taxas relacionadas a aplicação do aço, da fôrma e do concreto.


Obra concluída: Hospital Vila Velha

Do ponto de vista Construtivo

Do ponto de vista construtivo, o sistema proporciona diversos benefícios à estrutura. A laje plana protendida possui como principais características, a diminuição da área de fôrma desenvolvida, a redução significativa do número de pilares e praticamente a eliminação das estruturas de viga. Tais características, como a eliminação das vigas por exemplo, permitem uma redução na altura total da edificação e consequentemente a possibilidade de obter um maior número de pavimentos. Possibilidade esta que impacta diretamente no âmbito econômico do empreendimento, vide que o aumento da área construída beneficiará diretamente no VGV (valor geral de venda) e consequentemente no resultado do projeto como um todo. Ainda como benefício consequente da eliminação das vigas, destaca-se a redução das interferências nas instalações sob laje (elétricas e hidráulicas) e o aumento considerável da altura útil do pavimento com pés-direitos mais livres e lineares.


Tratando-se da redução do número de pilares, em empreendimentos como shoppings e hospitais, é comum a utilização do sistema para vencer grandes vãos entre eixos de pilares e consequentemente obter estruturas mais planas, eficientes e otimizadas. Principalmente em lajes de subsolo, possibilitando a execução de um pé direito reduzido e consequentemente uma economia importante nas escavações e movimentações de terra. Nos empreendimentos residenciais e comerciais, a tecnologia de laje plana protendida permite uma flexibilização na utilização dos espaços, uma maior liberdade arquitetônica e, com a redução do número de pilares, um ganho significativo no número de vagas de garagem, área esta valorizada na avaliação deste tipo de empreendimento.


Na área industrial, a tecnologia de laje plana protendida também tem sua importância, principalmente na execução de pisos de grandes dimensões, que executados com o sistema de protensão, dispensa as juntas de dilatação e combate a fissuração resultante da retração do concreto com a pré-compressão acionada pela protensão.


Do ponto de vista econômico

No âmbito econômico, podemos destacar alguns fatores decisivos na análise de viabilidade de qualquer empreendimento em que o sistema de Laje Plana Protendida pode colaborar para otimização dos resultados alcançados pelo projeto. O ganho na metragem quadrada de áreas construídas e consequente aumento do VGV dos empreendimentos, a durabilidade das estruturas em laje plana protendida e a otimização dos índices e taxas na utilização do conjunto aço, fôrma e concreto em comparação a outros sistemas e a flexibilidade na utilização dos espaços, conferem ao sistema de laje plana protendida características que vão ao encontro de uma arquitetura moderna e de um método construtivo que atendem as demandas das construções do século XXI.


Conclusão

O sistema de Laje Plana Protendida vem se tornando, cada vez mais, uma solução estrutural importante nos empreendimentos construídos no Brasil. A divulgação desta metodologia, aliado a cálculos cada vez mais seguros e otimizados, abrem uma janela de possibilidades para a engenharia brasileira. A criatividade e o talento da nossa arquitetura mundialmente conhecida, somada a estruturas leves, enxutas e flexíveis, fazem desta combinação um verdadeiro caminho para projetos rentáveis, eficientes e modernos na sua arquitetura e engenharia.


______________________

Cássio Piassi - Eng.Civil

Coordenador Comercial Nacional | Grupo Eminus

446 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page