top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Eminus

Dia Internacional da Mulher e a Mulher na Engenharia Civil



Hoje, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, a data é marcada pela reivindicação da igualdade de gênero, que teve início na luta por direitos trabalhistas.


É comum associar a data ao incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, em que 125 mulheres morreram na Triangle Shirtwaist Company. Esse incidente revelou as péssimas condições em que as mulheres trabalhavam. No decorrer dos anos seguintes, as manifestações das mulheres pela igualdade de direitos foi ganhando mais força e a data acabou se tornando o momento para tal reivindicação.


No Brasil, os protestos abordam a igualdade salarial, a violência contra a mulher e debates sobre o aborto.


Mulheres na Engenharia

O mercado de trabalho nas mais diversas áreas, inclusive nas engenharias, sempre teve uma presença maior de homens. Edineia Alves Marques contribuiu para a mudança deste cenário, sendo a primeira mulher negra a se formar no curso de Engenharia Civil, em 1945, pela Universidade do Paraná e trabalhando em grandes obras do estado.


Com a força dos movimentos das mulheres pela igualdade de gênero, a presença feminina têm sido cada vez mais notória. Dados de 2015 do Censo da Educação Superior mostram que mulheres matriculadas na graduação em engenharia civil corresponde a 30,3%, e sua atuação no mercado de trabalho é de 26,9%.


O Grupo Eminus conta com mulheres fortes e confiantes, que exercem seu papel com profissionalismo e qualificação. Parabenizamos todas as super mulheres e mais que um “feliz dia da mulher”, uma flor, uma cor, desejamos um mundo igualitário, com mais respeito, mais direitos e mais voz à todas as mulheres.


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page