top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Eminus

As superestruturas na construção civil



Na construção de um edifício, podemos subdividir a execução da estrutura em duas etapas: infraestrutura e superestrutura. Na infraestrutura, dependendo do sistema estrutural aplicado e das condições do terreno, é onde teremos os elementos como estacas, sapatas, blocos, vigas baldrames, entre outros, Nas superestruturas, podemos ter elementos como pilares, vigas, vigas de transição, e as lajes.


Para o perfeito dimensionamento das estruturas, são necessárias considerações como: cargas a serem adotadas, região da construção para aplicação das cargas de vento correta, etc. Todos os procedimentos aplicados nesses dimensionamentos, encontram-se hoje normatizados nas nossas NBR's.

Como parte importante do empreendimento, os revestimentos das fachadas protegem o interior das edificações contra chuvas, ventos, e outros fatores. Agregando valor, os detalhes estéticos assumem um importante papel na atratividade das vendas.


Na foto, Edifício Metro Office, localizado em Pinheiros, na cidade de São Paulo - SP, onde fomos responsáveis pelo desenvolvimento da estrutura de concreto armado nervurado.

5.660 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page