top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Eminus

As boas práticas ambientais na Construção Civil como ações estratégicas e de geração de valor


Hoje, 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e com ele, as reflexões sobre o tema e os impactos dos mercados sobre o ecossistema, ganham ainda mais visibilidade. Uma oportunidade para discorrer sobre o assunto.


As questões ambientais vêm ganhando cada vez mais importância na pauta administrativo-financeira das empresas e para o mercado da Construção Civil não é diferente. A variável ambiental tornou-se estratégica para o setor, seja pelo cumprimento das legislações ambientais vigentes ou pelas exigências do antenado mercado. Pode-se afirmar que a agenda do meio ambiente está inserida de forma definitiva na indústria da construção.


O mercado nacional encontra-se em contínua expansão - apesar dos últimos anos de crise econômica - e paralelo a isso a responsabilidade e a cobrança para práticas cada vez mais sustentáveis são comuns e obrigatórias a todos. Dentro deste contexto, as empresas do setor, têm integrado a variável ambiental às suas atividades e exigido que seus fornecedores contemplem boas práticas relacionadas ao tema. Todo este processo tem gerado um ciclo virtuoso para a atividade e revelado uma busca inovadora para minimização dos impactos gerados ao meio ambiente pela indústria da Construção Civil, reconhecida como uma das mais importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.


Nós do Grupo Eminus, somos compostos por três empresas diretamente ligadas a indústria da construção: a DSTECH, especialista na execução de superestruturas em concreto armado, a POSTENG, especialista no fornecimento de materiais e consultoria técnica para estruturas protendidas e a EMINUS, empresa especializada em gerenciamento de obras. Estamos alinhados com a tendência mundial de otimizar processos com o objetivo de elevar a produtividade e minimizar os impactos ambientais, corroborando com um papel ativo de responsabilidade na preservação do meio ambiente que empresas modernas e comprometidas devem exercer.


Ao longo da nossa história, a aplicação de métodos construtivos eficientes e enxutos tornaram-se realidade nos inúmeros empreendimentos que participamos (são mais de 1 milhão de metros quadrados executados em todas as regiões do Brasil). No âmbito da execução, a adoção do sistema construtivo de Laje Protendida para superestruturas, gerou diversos benefícios para a produtividade de nossas obras e consequentemente para a preservação do meio ambiente. A redução do quantitativo de aço nas estruturas, a redução drástica de fôrmas desenvolvidas em madeira (adotamos escoramentos e fôrmas metálicas) e a otimização do volume de concreto aplicado, são processos que impactam diretamente na busca por procedimentos que minimizem a necessidade de aplicação de recursos naturais em nossas atividades. Ainda dentro deste processo, está a implantação de tecnologias para redução de recursos humanos aplicados a atividade principal e consequentemente a minimização na utilização de recursos naturais nos canteiros de obras. Tecnologias aplicadas nas movimentações de cargas (gruas e munks), nos lançamentos e nivelamento do concreto (lanças bombas e réguas vibratórias) e no controle e planejamento dos materiais utilizados, estão alinhados na busca de uma construção mais ágil e segura. No âmbito administrativo, adotamos a utilização da tecnologia de armazenamento em nuvem para reduzir de forma significativa a utilização de papéis em nossos processos documentais envolvendo contratos, projetos e outros documentos inerentes a nossa atividade.


A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e a busca por soluções que interajam de forma sustentável com o meio ambiente, devem pautar as ações estratégicas das empresas, colaborando para a redução do quadro de atraso quanto à responsabilidade socioambiental no setor da Construção Civil.


Seguiremos trabalhando e buscando metodologias que garantam cada vez mais uma construção ágil, segura, limpa e responsável.


______________________

Cássio Piassi, Coordenador Comercial Nacional | Grupo Eminus


133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page